XL


Quem me dera, pois,

que sobre o meu coração,

desça tranquilamente

a tua coroa de paz,

e sempre que sinta medo,

que tu me enchas de coragem,

sempre que me sinta só,

que me dês a confiança,

sempre que me sinta fraca,

que me tragas a força,

e se alguma vez quiser negar a minha vida,

se isso um dia se repetir,

que me lembres este amor

em que certo tempo aconteci

e aquele em que hoje aconteço.

Porque parece estar condenado

aquele que te vira as costas,

confiando num simples homem,

e apenas na força humana.

Julgando-se grande,

é apenas um arbusto

plantado no deserto,

nessa terra seca e árida

onde ninguém pode habitar.

Porém quem se deixa guiar

é como uma árvore

que cresce à beira de um rio

e cujas folhas não murcham.

Dá o seu fruto na estação própria

e tudo o que produz é bom.

Nem no Verão

deixa de florescer

e mesmo sem chuva

não deixa de dar fruto.