Dedicatória


 
 
Estes poemas foram dedicados à  Andreia Marques

que morreu quando ainda parecia uma menina.




Minha querida amiga,

tão leve e delicada,

tão graciosa e tão gentil

e em cuja companhia,

e com tão fino humor,

me divertia tanto,

quero agradecer-te

por te teres despedido de mim

e por me teres chamado

um dia antes de morreres.

Obrigada

 por te ter visto tão tranquila,

estendida no teu sofá,

diante do jardim

habitado por árvores

e por passarinhos.

E lembro-me que  tu disseste:

«Não acredito em nada,

mas já estou tranquila.

Os passarinhos

também vêm

e depois partem

e estão tranquilos.»

E lembro-me que te pedi:

«Posso abraçar-te?»

Obrigada hoje

por esse abraço.

Pois ainda

quero acreditar

que mesmo tendo tu

partido tão cedo desta terra,

ainda assim,

talvez um dia,

voltemos a encontrar-nos,

noutra esfera.